Publicado em 09 de setembro de 2017 - Atualizado há 2 semanas atrás

Froome é líder

Prestes a se aposentar, Contador vence 20ª etapa

Froome é líder

gazeta esportiva

Faltando apenas uma etapa para o fim da Volta da Espanha, o dono da casa, Alberto Contador, dominou os 117,5km entre Corvera de Asturias e a estrada íngreme de Alto de L’angliru, neste sábado. Ele realizou o percurso em 03h31min33s e subiu ao lugar mais alto do pódio, depois de fazer melhor tempo do dia. Esta foi última prova em montanhas do atleta antes de se aposentar, ao fim da competição. O espanhol foi seguido pelo holandês Wout Poels, com 17 segundos a mais. Christopher Froome veio logo em seguida e ficou com a terceira colocação na 20ª etapa.

Somando 79h23min37s nas 20 etapas concluídas até agora, Froome é o atual número um da disputa. Ele chegou ao posto na terceira etapa e, desde então, mantém o bom resultado. A luta com o italiano Vicenzo Nibali pela primeira posição segue desde a 11ª prova da competição. Agora, 02min15s separam os dois ciclistas.

Em 2011, Contador também liderou a etapa com o mesmo percurso. No mesmo ano, se sagrou campeão da Volta da Espanha. No circuito mais temido das três semanas e sob chuva, os espanhóis Marc Soler, Igor Anton e Lluis Mas saíram à frente, liderando o pelotão. Devido à força do grupo, a vantagem dos ciclistas foi diminuída.

Com ritmo forte e a ajuda de dois colegas de equipe, Contador conseguiu manter a velocidade dos demais ciclistas, quando o pelotão abria 1min20s. Durante a prova, o grupo se dividiu e a ponta foi tomada por 20 ciclistas. Ilnur Zakarin aumentou o ritmo em busca do grupo de Froome. A 7km do fim da etapa, Contador tomou a frente para vencer.

O desafio final dos ciclistas e decisão da Volta espanhola acontece neste domingo. Eles percorrerão 117,6km e saem da cidade de Arroyomolinos com destino à capital do país, Madri.

Compartilhe